Rivatti
Matriz e Centro de Distribuição

Caxias do Sul / RS

O projeto para o novo Centro de Distribuição da Rivatti – maior importadora de móveis de design do Brasil – é um exemplo de padrão internacional. A visão da empresa foi fundamental para a definição de um cronograma que permitisse um tempo adequado a projeto e planejamento. Como resultado, além de uma construção pensada totalmente para absorver tendências e necessidades futuras da empresa, o investimento em planejamento também garante a minimização dos erros e atrasos de obra – fase mais cara do processo.

A área nobre no acesso da cidade de Caxias do Sul onde se localiza o terreno foi intensamente avaliada preliminarmente à elaboração do Masterplan. Além da simulação das várias opções de implantação do CD, áreas administrativas e de apoio para otimização da produtividade, fluxos, etc, foram analisados aspectos como o valor de mercado futuro da construção versus tipologia de construção, opções de acesso versus custo de adequações rodoviárias, visualização desde a rodovia versus previsão de expansão comercial futura, entre outras características que permitissem transformar a nova unidade em um ativo estratégico para a empresa.

No Brasil se gasta aproximadamente 30% do tempo com planejamento e os 70% restantes na obra. Já nos EUA, 60% do tempo total é investido em planejamento. Como consequência o índice de desperdícios em obra que no Brasil se aproximam dos 30%, nos EUA ficam reduzidos a apenas 15% dos custos da construção.“ Fonte: E-Polis/Cresme

Ficha técnica

Cliente: Rivatti
Localização: Caxias do Sul / RS
Área: 63.500m2
Data: 2016

 

Escopo: Masterplan

Equipe Arquitetura:

Arq. Enrique Sousa, Arq. Fernando Guerra

Colaboradores: Arq. Raquel Smidt, Arq. Milena Breda, Christine Sulzbach, Flávia Olicheski, Erika Hartmann